Funções IF, IFS e SWITCH - Qual é a mais eficiente?!
Estou certo de que, sendo uma das principais e mais antigas do Microsoft Excel, todos conhecem a função IF (SE). Aliás, já escrevi alguns artigos, e gravei alguns tutoriais, sobre as suas inúmeras funcionalidades e possíveis utilizações. No entanto, o objetivo deste novo tutorial, é compará-la com as novas funções IFS (SE.S) e SWITCH (PARÂMETRO).
Estas duas funções têm elevado potencial, e vamos mostrar-lhe o que permitem fazer em relação à clássica função IF (SE). De forma complementar, abordamos também outras funções que vão completar as suas análises, nomeadamente a função COUNTIF (CONTAR.SE) e a função FORMULATEXT (FÓRMULA.TEXTO).
E em que diferem estas funções? - Na prática, os seus argumentos são similares. No entanto, a sintaxe é diferente e vai simplificado de função para função. Então, e qual será a mais eficiente? É o que pode conferir no vídeo que partilho aqui!
Em primeiro lugar, qual é a utilidade destas três funções?
Em termos práticos, a clássica função IF (SE) analisa condição a condição. Sendo que, quando esta é verdadeira, devolve um certo valor, quando é falsa devolve outro. Para além disso, quando analisamos várias condições, é necessário encadear vários IF (SE). Algo que pode tornar a expressão extensa e complexa!
Para contornar este caso, e torná-lo mais simples, surgiram duas novas funções (apenas disponíveis no Office 2019 ou Office 365):
- IFS (SE.S) - que avalia uma ou várias condições, possibilitando passar para a próxima condição, quando o resultado não é válido.
- SWITCH (PARÂMETRO) - onde cada expressão corresponde a um valor, devolvendo um certo resultado e, quando este não corresponde, passa ao próximo. Aqui trabalhamos com um valor pré-definido quando a condição não se verifica.
Agora que sabe a utilidade, qual é a mais eficiente?
Analisar a função mais eficiente é bastante simples de fazer! No cenário que disponibilizo no vídeo, analisamos uma tabela de clientes onde pretendo contar o número de follow-ups para cada mês do ano. Neste caso, aplico as três fórmulas para tirar conclusões sobre qual é a melhor.
Em todos os processos recorro à função COUNTIF (CONTAR.SE), para contar os valores que vão corresponder a cada condição.
Depois de realizar os três processos, pode tirar também as suas conclusões! No entanto, querendo ajudá-lo, utilizamos uma função que lhe vai mostrar a extensão, das funções aplicadas, para cada processo. Nomeadamente, LEN(NÚM.CARACT) encadeada com a FORMULATEX (FÓRMULA.TEXTO):
- FORMULATEX (FÓRMULA.TEXTO) possibilita converter as fórmulas em texto; e
- LEN (NÚM.CARACT) conta os caracteres e calcula o seu comprimento.
Estou certo de que, ao visualizar este tutorial, vai reunir o conhecimento necessário para aplicar a função mais eficiente aos seus relatórios do Microsoft Excel!
Mas agora, diga-nos você… IF, IFS e SWITCH, qual será a mais simples e curta, e qual é a vossa opinião sobre a eficiência destas funções? Envie-nos uma mensagem com a sua opinião, e diga-me qual função ou funcionalidade do Microsoft Excel que gostaria de ver analisada mais detalhadamente! Esperamos por si…
Vídeos semelhantes: