Como criar Gráficos Sparkline, no Microsoft Excel, para mostrar tendências de valores?
Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!
Os Gráficos Sparkline para tendências de valores
Um dos fatores mais importantes da análise de dados é, obviamente, a visualização dos mesmos. Assim, esta tem de ser o mais clara possível, para conseguirmos tirar suposições imediatas.
Os Gráficos Sparkline ajudam qualquer utilizador a ter uma ideia resumida para analisar padrões em grandes volumes de dados, de forma concisa e altamente visual.
Neste vídeo tutorial, que também é um recurso gratuito do nosso curso online on-demand “Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais”, pretendemos que fique a saber o que são, como utilizar e formatar os Gráficos Sparkline, para poder tirar o maior partido deles nas suas análises de dados.
O que é um Gráfico Sparkline?!
Um Gráfico Sparkline consiste num mini-gráfico, do tamanho de uma célula. Esta é uma representação visual de um conjunto de dados, que é utilizado para acrescentar numa tabela de dados ou produzir breves informações visuais, num Dashboard.
Agora, vamos passar a explicar como pode adicionar o Gráfico Sparkline…
Como adicionar o Gráfico Sparkline?!
Adicionar um Gráfico Sparkline é bastante simples, basta seguir os seguintes passos:
1. Deve começar por selecionar uma célula da folha de cálculo, idealmente junto dos dados que pretende ver representados no gráfico, para que a sua análise tenha mais impacto visual e possa, com naturalidade, associar o gráfico aos dados de forma mais direta.
2. No separador “Inserir”, no grupo Gráficos Sparkline, clique em “Linha”, “Coluna” ou “Ganho/Perda”. Estes são os 3 tipos de gráficos Sparkline disponíveis.
3. Assim que seleciona um tipo de gráfico, surge a caixa de diálogo para inserção do gráfico, onde devemos selecionar os dados que serão representados no gráfico (1) e definir ou confirmar a célula onde o gráfico será representado (2).
4. Depois de confirmada a seleção, surge o gráfico representado na célula P4.
Assim como nas fórmulas, também é possível replicar o gráfico para outras células. Esta funcionalidade serve para analisar a tendência dos restantes valores da tabela.
Adicionar outros gráficos Sparkline
Através do gráfico Sparkline criado, é possível replicar (da mesma forma que fazemos para uma fórmula) o gráfico para outras células de modo a analisar a tendência dos restantes valores da tabela. Basta arrastar a alça da célula como se estivesse a atualizar uma fórmula ou função para as restantes linhas.
O resultado mostra o mesmo estilo de gráfico aplicado a todas as células do intervalo, com os dados representados para cada linha da tabela.
Editar os dados do seu Gráfico Sparkline
Ao definir um conjunto de gráficos para o intervalo, estes passam a funcionar como um grupo. Para confirmar, aceda às opções do menu de contexto Gráfico Sparkline, que aparece no friso, que nos vai permitir editar ou modificar as suas opções.
Aqui, tem duas opções:
- Confirmar/alterar os dados para o grupo de gráficos, com a opção “Editar Dados e Localização do Grupo”; ou
- Confirmar/alterar os dados para gráfico Sparkline específico na opção “Editar Dados de Gráfico Sparkline Único”.
Para além disto, tem várias funcionalidades dentro dos Gráficos Sparkline que pode explorar, e vamos aqui apresentar.
Células ocultas ou vazias
Caso tenhamos no intervalo células ocultas ou vazias, estas podem ser representadas ou não no gráfico. Na opção de editar os dados, podemos definir o comportamento para células vazias.
Onde é possível definir se a gap ou intervalo é definido com espaços, valor zero (0) ou apenas continuar a ligar os pontos com linha, caso o gráfico Sparkline seja um gráfico de linhas.
Alterar o tipo de gráfico Sparkline
Após a criação do gráfico, podemos facilmente alterar o seu tipo.
Basta escolher entre os 3 tipos de gráficos existentes:
- Linha: funciona como o gráfico de linhas tradicional, onde a linha pode, em opção, ser exibida com um marcador para cada valor da tabela (ponto).
- Coluna: funciona como o gráfico de colunas tradicional onde a cada série de dados (Coluna) corresponde um valor da linha da tabela.
- Perda / Ganho: É gráfico de tipo "binário" que mostra cada ponto de dados como uma coluna para cima (ganho) ou coluna para baixo (perda), para representar por exemplo valores negativos.
Personalizar os gráficos Sparkline
A qualquer momento da análise de dados, podemos alterar o tipo, estilo e formatação dos gráficos Sparkline. No “Menu de Contexto Gráfico Sparkline” temos as seguintes opções de personalização.
- Mostrar marcadores para realçar valores individuais nas linhas ou séries dos gráficos, destacando os valores mais elevados/baixos e para o primeiro e último ponto de dados do gráfico. No gráfico de linhas podemos adicionar marcadores.
- Alterar o estilo e formatação dos gráficos, nomeadamente nos estilos pré-definidos, a sua cor e a cor de cada um dos elementos do ponto anterior.
Personalizar os eixos Sparkline
Também podemos alterar algumas opções e definições do eixo do gráfico.
Ao escolher, por exemplo, a opção “Tipo de Eixo de Data” pode selecionar um intervalo que contém os valores de data pretendidos para o gráfico.
Agrupar ou desagrupar os gráficos Sparkline
No tutorial pode ver em exemplo, quando criamos um gráfico e procedemos à sua atualização para as restantes células, por meio de arrastamento, todos os gráficos ficam definidos no mesmo grupo.
Desagrupá-los é perfeitamente possível, ao colocar cada gráfico como independente ou fazer o inverso, quando cada um é independente. Este gráfico independente pode ser formatado individualmente.
Apagar os gráficos Sparkline
Nos gráficos Sparkline, não conseguimos eliminar de forma normal. É um conteúdo de uma célula, mas não é possível pressionar a tecla [DEL] ou Backspace e apagar o gráfico, apenas estaremos a apagar o conteúdo da célula.
Para efetivamente eliminar, devemos ir às opções do “Menu de Contexto Gráfico Sparkline” e selecionar a opção “Limpar”.
Neste tutorial mostrámos como melhorar a utilidade desta ferramenta. Com apenas três tipos de gráficos pode analisar, de forma interessante, rápida e simples as tendências do seu negócio!
Para além do vídeo, pode aceder ao nosso curso online on-demand “Microsoft Excel: Dominar as tarefas essenciais”.
Vídeos tutoriais relacionados:
Como criar Gráficos Sparkline, para mostrar tendências de valores?
Os Gráficos Sparkline ajudam qualquer utilizador a ter uma ideia resumida para analisar padrões em grandes volumes de dados...
Microsoft Excel: Automatizar o agendamento de compromissos
Neste vídeo, vou mostrar-te, passo-a-passo, como podes utilizar datas para automatizar um agendamento de compromissos, baseado na data introduzida, no Microsoft Excel.