Novos Cálculos Visuais em Power BI - Exceldriven

Apresentação dos novos Cálculos Visuais em Power BI

Neste novo artigo, vou mostrar-te a nova funcionalidade disponível no Power BI que permite criar Cálculos Visuais! Vamos lá?

Um Cálculo Visual em Power BI é um cálculo, com uma expressão DAX, mas que é definido e calculado diretamente sobre um visual específico. Quase como uma medida implícita, uma vez que as medidas implícitas também são aplicadas diretamente sobre o visual, mas na qual consegues controlar o código DAX, o que significa mais possibilidades de cálculo em detrimento das simples agregações como Somas, Médias, etc.

Também podes imaginar um cálculo visual como a opção do Excel numa Tabela Dinâmica [Pivot Tabel] “Mostrar valores como…”

Com os Cálculos visuais podes também ocultar certos campos no teu relatório, e utilizar alguns modelos predefinidos de cálculos. Podes também aplicá-los tendo em conta os eixos do teu visual (por exemplo as linhas ou colunas de uma matriz).

Em resumo com os cálculos visuais podes criar cálculos de uma forma mais simplificada e melhorar o desempenho do teu relatório.

Não percas aqui o cenário de exemplo que partilho contigo, assim como o processo passo a passo. Se tiveres alguma dúvida, envia-nos a uma mensagem... ficamos à tua espera!


Faça aqui o download dos seus ficheiros de apoio!


Ativar a funcionalidade

Esta funcionalidade ainda se encontra em Preview por isso deverás antes de utilizar verificar a tua versão do Power BI Deskop que terá que ser superior a Fevereiro de 2024 e ainda ativar a opção.

Deverás aceder ao Menu Ficheiro [File] e às Opções e definições do Power BI.

img_01.png

De seguida nas Funcionalidades de pré-visualização escolher a opção Cálculos Visuais.

img_02.png

Para a opção ficar ativa deves reiniciar o Power BI Desktop.

Aplicar um Cálculo Visual

Um Cálculo Visual, como o próprio nome indica é um cálculo aplicado sobre um visual, sendo que para podermos criar o cálculo, devemos ter um visual já criado. Assim a opção está disponível no menu Base [Home] assim que tenhas o Visual Selecionado.

No caso do exemplo tenho já uma matriz com uma medida adicionada e alguns campos nas linhas.

img_03.png

Assim que pressionamos o botão do Novo Item de Cálculo, surge uma nova janela, semelhante ao modo de detalhe de um visual onde podemos inserir a fórmula DAX para o Visual.

img_04.png

Na nova janela de edição podemos ainda inserir modelos de fórmulas DAX, que representam algumas das novas funções DAX disponíveis.

img_05.png

Como podes verificar, tal como indiquei podes fazer uma “analogia” com as opções Mostrar valores Como numa tabela dinâmica.

img_06.png

Aplicar um modelo de Cálculo

No primeiro cenário vamos então aplicar um dos cálculos pré-definidos: “Soma em Execução” que significa para o nosso cenário o acumulado de “vendas”. A expressão em DAX é RUNNINGSUM que adiciona o valor atual aos valores anteriores.

De uma forma pré-definida a expressão apenas solicita o campo que pretendes usar para o cálculo, neste caso a Medida [Total de Vendas].

img_07.png

Contudo se ignorares o modelo e escreveres a expressão RUNNINGSUM irás verificar que tens mais opções na expressão.

img_08.png

Opções da Expressão:

  • Expressão: A expressão / Medida a calcular, no caso [Total de Vendas]. Esta medida já deve estar no visual para poder ser utilizada. Não podemos atualmente utilizar medidas que não constem no visual. Contudo com os cálculos visuais vamos verificar que podemos ocultar campos, significando que podes ter um campo no visual, mas que está oculto, apenas para poderes criar o Cálculo Visual.
  • Eixo [Axis]: é um argumento opcional onde podes especificar o eixo sobre o qual o acumulado é calculado, neste caso sobre as linhas (ROWS) ou colunas (COLUMNS).
  • Valores em Branco [Blanks]: Representa uma numeração que define como devem ser ordenadas as linhas em branco, surgindo no topo o no final. Atualmente este parâmetro está reservado para utilizações futuras.
  • Repor [Reset]: Define se o cálculo restaura. Como sabemos os acumulados podem ser calculados sem “ponto de restauro” [None]. Ou podem restaurar ao Ano, Mês, Trimestre, etc. Neste campo definimos o parente (item principal) sobre o qual faremos o ponto de restauro, que poderá ser: LOWESTPARENT ou HIGHESTPARENT. Contudo também podemos definir uma numeração, como uma hierarquia (1, 2 ou 3).

No exemplo temos o Ano, o Trimestre e o Mês. Neste caso o Ano represente o HIGHESTPARENT e o Trimestre representa o LOWESTPARENT, uma vez que estamos a analisar o último item da hierarquia que é o Mês.

img_09.png

Assim que terminamos o cálculo podemos voltar ao relatório e verificar que o cálculo está a acumular os valores, mas a fazer Reset no Parente mais “Alto”, que é o Ano.

img_10.png

Se voltarmos a editar o cálculo, podemos voltar a definir os parâmetros.

img_11.png

No exemplo seguinte vou alterar o cálculo para definir a soma sem reset.

img_12.png

A fórmula final do Cálculo Visual será então a seguinte:

Vendas Acumuladas = RUNNINGSUM([Total de vendas];ROWS;;NONE)

Calcular a Média Movível

Outro Modelo que podemos calcular com os Cálculos Visuais é a Média Movível [MOVINGAVERAGE] que retorna a média ao longo de um determinado eixo, para um conjunto de linhas, por exemplo, a média dos últimos 3 meses, ou trimestres.

O Modelo inicial da medida apenas solicita a expressão a ser calculada e o número de linhas a incluir no cálculo.

img_13.png

Mas iniciando a expressão temos mais argumentos a incluir na expressão.

img_14.png

  • Expressão [Column]: A medida, que se encontra no visual que permite calcular a média movível ao longo das linhas.
  • WindowSize: O número de linhas a incluir no cálculo. Aplicamos um valor numérico.
  • IncludeCurrent: Um valor lógico (TRUE / FALSE) para incluir a linha atual no cálculo.
  • Eixo [Axis]: O eixo, ou a direção ao longo da qual a média será calculada. Neste caso especificamos as linhas / colunas da matriz.
  • Valores em Branco [Blanks]: Representa uma numeração que define como devem ser ordenadas as linhas em branco, surgindo no topo o no final. Atualmente este parâmetro está reservado para utilizações futuras.
  • Repor [Reset]: Define se o cálculo restaura. Como sabemos os acumulados podem ser calculados sem “ponto de restauro” [None]. Ou podem restaurar ao Ano, Mês, Trimestre, etc. Neste campo definimos o parente (item principal) sobre o qual faremos o ponto de restauro, que poderá ser: LOWESTPARENT ou HIGHESTPARENT. Contudo também podemos definir uma numeração, como uma hierarquia (1, 2 ou 3).

No exemplo temos o Ano, o Trimestre e o Mês. Neste caso o Ano represente o HIGHESTPARENT e o Trimestre representa o LOWESTPARENT, uma vez que estamos a analisar o último item da hierarquia que é o Mês.

img_15.png

Com esta nova funcionalidade como podes verificar, alguns cálculos ficam muito mais simplificados em DAX.


Outros conteúdos relevantes:

PowerBI - Conheça a Função DAX USERELATIONSHIP

PowerBI - Conheça a Função DAX USERELATIONSHIP

Neste vídeo tutorial, abordamos a função DAX USERELATIONSHIP, que nos permite analisar numa tabela ou gráfico, o mesmo indicador em função de 2 relações distintas.

Continuar a ler...

Power BI: Apresentação dos novos Cálculos Visuais

Power BI: Apresentação dos novos Cálculos Visuais

Neste novo vídeo, vou mostrar-te a nova funcionalidade disponível no Power BI que permite criar Cálculos Visuais!

Continuar a ler...

 

Pesquisar


Consulte aqui os últimos artigos publicados no nosso blog!

Aceda aqui ao nosso blog!


Consulte aqui os últimos vídeos publicados no nosso canal do Youtube!

Aceda aqui ao nosso arquivo!

Assista, ouça, pratique e aprenda!

Na nossa oferta, disponibilizamos cursos intensivos que lhe dão um conhecimento alargado dos programas, dependendo dos seus objetivos e nível de conhecimento. Para além disso, dispomos também de cursos on-demand que tem, entre outros aspetos, têm como principal objetivo ajudá-lo a resolver problemas específicos do dia-a-dia, sem ter necessidade de assistir a um curso completo.

Aprenda a maximizar o seu tempo e aumente a sua produtividade com a ferramenta mais utilizada em todo o mundo – o Microsoft Excel! Conheça a nossa oferta formação especializada e Ferramentas de Business Intelligence! Vamos lá?!

Microsoft Excel

Fique a conhecer as principais funcionalidades do Microsoft Excel, e ser autónomo no seu trabalho, temos um conjunto de cursos que o podem ajudar a chegar ao seu objetivo!

Veja aqui aos cursos disponíveis!

Business Intelligence

Passe ao próximo nível e conheça a nossa oferta de cursos especializados utilizando as potencialidades de Business Intelligence do Microsoft Excel, ou utilizando o Power Bi Desktop.

Veja aqui os cursos disponíveis!

VBA (Visual Basic for Applications)

Estenda as capacidades do Microsoft Excel, e controle quase a totalidade dos aspetos da aplicação, utilizando o VBA! Uma linguagem de programação à disposição de todos os utilizadores.

Veja aqui os cursos disponíveis!

Subscreva as nossas notícias e novidades!

Tem uma dúvida que gostava de ver esclarecida?

Contacte-nos através do seguinte formulário.

Pretendemos ajudá-lo a trabalhar, de forma eficiente, o Microsoft Excel e as Ferramentas Power Platform (Power BI, Power Apps e Power Automate).

O que pretendemos é que possa economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

A nossa solução... uma oferta formativa de qualidade e em diversos modelos formativos, com conteúdos práticos, disruptivos e inovadores!

Consulte aqui todas as modalidades, ou contacte-nos para receber mais informações. Basta utilizar o formulário aqui disponível, ou o email geral@exceldriven.com. Até breve!

O que os nossos clientes dizem sobre nós?

Depoímentos

Excelente apresentação e organização da Formação em Excel Avançado
Balbina Zambujo -

O formador João Teixeira consegue tornar um assunto à partida monótono, em algo desafiante e cativante. Gostei imenso!
Maria Flores Macedo -

Excelente empresa a nível de formação. De realçar o formador Joao Teixeira, profissional 5 estrelas.
Bruno Matos -

Excelente instrutor, muito bons treinamentos e aquisição de conhecimentos.
Eunice Ramalho -

Os conteúdos são muito bem explicados. As dúvidas dissipadas em curto espaço de tempo.
Rui Filipe -

Boa tarde, Dou 5 estrelas pois o método de ensino é espetacular, as lições são muito bem sumarizadas, a interação entre o formador e o formando é eficaz possibilitando maior assimilação da matéria, e com o espaço para a resolução de exercícios tornam as aulas mais dinâmicas e proveitosas.
Yara Agostinho -

Formação muito bem organizada e focada para as nossas necessidades. Recomendo.
Pedro Gomes -

Excelente formação, com conteúdos didáticos e exercícios adaptados ao nível dos formandos. Recomendo!
Pramod Maugi -

Tive uma formação de excel fundamental via zoom e, apesar das limitações apresentadas por ser uma formação online, foi ministrada com grande êxito, tendo tido pleno aproveitamento.
Patricia Martins -